9 de novembro de 2011

A Lua

O QUE SERIA DE NÓS,  SE A LUA FOSSE DAR UMA VOLTINHA NAS PROFUNEZAS FRIAS E CAÓTICAS DO MISTERIOSO UNIVERSO ?
totalgifs.com lua gif gif lua03.gif

Seria o inferno. Para começar, os dias seriam 48 vezes mais longos. Durante a noite, as temperaturas matariam todo mundo de frio. Ao longo do dia, ninguém suportaria o calor. No litoral, ventos fortes de 200 km/h seriam uma brisa comum. Algum sinal de vida? Esquece: não sobraria quase nada, a não ser bactérias e vermes super-resistentes. Tudo isso mostra como a Terra é dependente dessa bola estéril de minerais que chamamos de Lua.

Só para dar uma idéia, antes de o satélite começar a orbitar nosso planeta, um dia durava algo entre seis e oito horas. 
De lá para cá, a interação com a Lua vem freando a rotação do planeta. Pela mecânica celestial, isso acontece conforme o satélite se afasta. E olha que ele já esteve bem perto: há mais de 4 bilhões de anos, estima-se que a Lua ficava a apenas 25 mil quilômetros da Terra - hoje, a distância é 15 vezes maior. Com essa fuga, a velocidade de rotação do planeta foi diminuindo aos poucos.Em cerca de 3 bilhões de anos, a duração do dia já tinha saltado para 18 horas. E não pense que nosso dia de 24 horas vai durar para sempre.

A Lua continua se distanciando - agora, a um ritmo mais rápido do que antes, a uma taxa de 3,8 centímetros por ano. Esse processo deve continuar até que o satélite esteja a 560 mil quilômetros de distância. Quando isso ocorrer, a rotação da Terra vai se estabilizar, os dias vão ter 1 152 horas e a vida por aqui será a bagunça que você leu no início do texto. Mas não se preocupe: primeiro, esse eterno fim dos tempos vai demorar pelo menos uns 4 bilhões de anos para acontecer.
Segundo esse cenário caótico, provavelmente não vai ter testemunhas. Em cerca de 1 bilhão de anos, o Sol vai estar 10% mais quente. Isso já será suficiente para fritar qualquer forma de vida por aqui. 

CONCLUSÃO: VIVEMOS REALMENTE NO MUNDO DA LUA
Somos tão insignificantes no Universo, que dependemos de uma berlinde, baleba,  bila, bilosca, bolita, bolinha-de-gude, boleba, bugalho, búraca, búlica, cabiçulinha, fubeca, nica, peca, ximbra e bolíndre  pra sobreviver!    
* Tire suas conclusões AQUI
Fonte de Pesquisa: Revista mundoestranho.abril.com.br:)Compartilhe essa idéia!
Share
http://twitter.com/ajuanselmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARACAJU (SE), A CIDADE DA QUALIDADE DE VIDA.
- Visite Também:

- Siga-me no Twitter/Facebook:
- twitter.com/ajuanselmo
- https://www.facebook.com/ajuanselmo

Related Posts with Thumbnails