12 de março de 2009

Dicas de Informática

Quem não deseja ter um PC  rápido, seguro  e livre das pragas que infernizam os PCS. É possível conciliar tudo isso com certos cuidados e prevenção. Utilizo estes procedimentos há bastante tempo e nunca tive problemas com meu sistema operacional e nem com a navegação na internet.

O Windows nos possibilita um bom nível de estabilidade, mas está longe de ser um sistema firme, seguro e estável. Para se chegar a esse nível de satisfação são necessários a utilização de softwares específicos e ações constantes de controle e  manutenção, além, é claro, do usuário  deter um mínimo de conhecimento de informática e do próprios Windows.

Nos últimos 05 anos tenho adotado uma rotina simples, mas eficiente, no combate às pragas e aos percalços que os computadores e sistemas operacionais nos impõem.

RECOMENDAÇÃO DE PROCEDIMENTOS :

1 –Utilizar  sistema operacional oficial ( registrado );

2 –Utilizar softwares oficiais porque todas suas funcionalidades estarão disponíveis para o utilizador;

3 – Não instalar CDs de revistas ; porque?
       - Instale apenas programas completos;
       - Essas mídias vêem com os programas modificados; os conhecidos DEMOS, FREEWARES,SHAREWARES,OPENSOURCES,GRÁTIS,GRÁTIS PARA TESTAR e etc.   
      -  Após instalados causam instabilidade no S.O. e nos casos de remoção, a maioria deles não tem desinstaladores próprios, necessitando de ações extra e conhecimento técnico para remover esses aplicativos;

4 – Mensalmente utilizar as rotinas de Scandisk e Limpeza dos registros do próprio sistema operacional. Preferencialmente em modo de segurança.

       UTILIZAR TAMBÉM:

       -  CCleaner   -  Manutenção dos registros;
       -  Mvregclean  – Manutenção dos registros;
       -  Auslogics disk defrag  – Desfragmentador do disco; 
       -  Windows defender.  -  Anti-Spyware ( Oficial da Microsoft );
     -  REVO Uninstaller  - Desinstalador de programas. Apaga também chaves e registros perdidos de instalações/desinstalações mal sucedidas.

5 -  Utilizar programas antivírus/anti-firewall oficial e registrado.
      - Instale apenas um programa antivírus;
      - Atualizá-lo semanalmente;
      - Scanear o HD mensalmente.

6 -  Navegar na internet sempre com a chave do sistema operacional de “usuário”; nunca utilize a chave de administrador. Utilize-a sempre que necessitar instalar programas ou fazer manutenção e reparos no sistema.

7 -  Configurar os navegadores para não memorizarem chaves de usuários e senhas;

8 -  Esvaziar periodicamente a CACHE, HISTÓRICOS DE NAVEGAÇÃO e COOKIES do(s) navegador(es);

9 -  Quando navegar em página ou páginas não confiáveis , suspeitas ou em ambientes eróticos, incluir o(s) link(es) , se utilizar o internet Explorer, na aba “Segurança” em “sites restritos”;

10 – Habilitar no navegador o  controle de Phishing; se seu antivírus já possuir essa funcionalidade, deixe a do navegador desabilitada.

11 -  Se você utiliza conexão Hi-Fi (Wireless), não a deixe ativa quando não estiver navegando na rede por muito tempo,

12 – Evite utilizar conexão Hi-Fi (Wireless) em ambientes externos: Aeroportos, shopping e etc;

13 – Periodicamente atualizar o JAVA. Atualmente, muitas páginas na internet de  bancos, jogos online, programas, programas de chat, visualizadores de imagem 3D, entre outros ,utilizam tecnologia Java, o que torna imprescindível a instalação deste programa em seu computador.


# Caso tenha problemas de infecção por virus, pragas, worms e etc, você pode utilizar os serviços gratuitos do site "Linhadefensiva"  para obter orientações de como proceder para eliminar essas pragas.
Linha Defensiva oferece um serviço para a remoção de vírus, cavalos-de-tróia, spywares e outros códigos maliciosos e softwares indesejados. Ele funciona através do nosso fórum. Você deve criar um tópico e nos enviar certas informações em logs e, de acordo com as informações presentes nesses logs, nós poderemos lhe fornecer as instruções para remover as pragas presentes em seu sistema.

BOA SORTE.
Receba as atualizações do Blog por E-mail

Um comentário:

ARACAJU (SE), A CIDADE DA QUALIDADE DE VIDA.
- Visite Também:

- Siga-me no Twitter/Facebook:
- twitter.com/ajuanselmo
- https://www.facebook.com/ajuanselmo

Related Posts with Thumbnails