30 de dezembro de 2008

Cárie! Nunca Mais.

Pesquisadores da Universidade de Clarkson, nos EUA, descobriram uma técnica para proteger os dentes das cáries com nanopartículas de sílica. Os cientistas utilizaram a técnica de aplainação mecânico-química, 

Atualmente utilizada na indústria dos semicondutores, para polir a superfície de dentes humanos tornando-os ásperos apenas em nanoescala. A aspereza deixada depois do polimento tem poucos nanômetros, que é um bilhonésimo de um metro ou cerca de 100 mil vezes menor que um grão de areia.

Na imagem acima é possível ver o tecido polido à direita em comparação com a parte porosa do dente à esquerda onde as bactérias se aderiram.

Os dentes polidos com esta técnica simplesmente ficam muito “lisos” para que a bactéria prejudicial que destrói o esmalte dental. Como a bactéria não consegue se aderir adequadamente ela pode ser removida facilmente antes de causar danos ao esmalte.

As descobertas foram publicadas na revista científica Journal of Dental Research, a revista de odontologia com maior índice de impacto no mundo. [Science Daily]




Receba as atualizações do Blog por E-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARACAJU (SE), A CIDADE DA QUALIDADE DE VIDA.
- Visite Também:

- Siga-me no Twitter/Facebook:
- twitter.com/ajuanselmo
- https://www.facebook.com/ajuanselmo

Related Posts with Thumbnails