10 de setembro de 2008

A Máquina do Começo do Mundo.

Hoje é um dia histórico para o Planeta Terra.
e-Boletim - Ano 8 - 10 de Setembro de 2008
Dia histórico

Hoje, 10 de Setembro, será ligado o gigantesco colisor de partículas, o LHC, o maior experimento científico de todos os tempos. Muito mais do que o acontecimento da semana, ou do ano, este é um acontecimento que vai entrar para a história. E que certamente terá uma história de muitas descobertas e, muito provavelmente, lançará os fundamentos de um novo paradigma científico, mudando nossa forma de entender a origem do nosso universo e de uma porção pequena dele, mas que muito nos interessa - desta matéria ordinária, da qual nós e as estrelas somos feitos.

Embora alguns o tenham chamado de a "máquina do fim do mundo," nós preferimos vê-lo como a Máquina do Começo do Mundo. Que seja o começo de um mundo no qual o maior entendimento científico ecoe pelos outros entendimentos que o homem ainda carece em sua jornada rumo à compreensão mútua. Tudo o mais é muito pequeno diante da importância dessa tarefa e da magnitude dos seus resultados.

E, como vocês verão na matéria, teremos representantes da comunidade científica brasileira participando das experiências. Cientistas brasileiros também aparecem em mais três reportagens, uma sobre um novo supercomputador para estudar o clima, outra sobre um simulador de vôo e uma terceira sobre o aproveitamento de fibras de plantas da Floresta Amazônica para a produção de plásticos.

A junção de sensores e circuitos eletrônicos é uma daquelas inovações que não podem ser eclipsadas por acontecimentos que chamam mais a atenção - essa união tem potencial para viabilizar um monte daquelas tecnologias que ainda chamamos de "tecnologias do futuro."E, já que voltamos a falar em futuro, a imagem da semana apresenta uma conclusão importante sobre uma forma de desviar um asteróide em rota de colisão com a Terra e garantir esse futuro.

Boa leitura.
Agostinho Rosa

Editor

Brasileiros vão ajudar a ligar a Máquina do Começo do Mundo

Embora alguns físicos dissidentes estejam afirmando que o LHC será a máquina do fim do mundo, podendo criar buracos negros que destruirão a Terra, a maioria da comunidade científica quer mesmo é descobrir os segredos do começo do mundo. Leia mais...


































































Do site Inovação Tecnológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARACAJU (SE), A CIDADE DA QUALIDADE DE VIDA.
- Visite Também:

- Siga-me no Twitter/Facebook:
- twitter.com/ajuanselmo
- https://www.facebook.com/ajuanselmo

Related Posts with Thumbnails