16 de junho de 2008

Brasileirão 2008 - Curiosidades

O Brasileirão 2008 começou galera! e as emoções estão à flor da pele.

É o maior espetáculo esportivo do planeta.
CURIOSIDADES


Atlético MG :
Primeiro campeão Brasileiro da séria A, em 1971. Desde então, nunca mais conquistou outro título brasileiro.

Botafogo RJ:
Detentor de marcar recordes no futebol brasileiro: Maior goleada da história 24 X 0 contra o mangueira do RJ; maior seqüência invicta do futebol brasileiro 52 partidas; clube que mais cedeu jogadores para a seleção brasileira, 97 no total; para a copa do mundo, 46 jogadores.
O Botafogo e o Fluminense são os únicos Tetra-Campeão de Futebol do Rio de Janeiro. O Botafogo conquistou os títulos em 1932,1933,1934,1935. Já o Fluminense em 1906, 1907,1908 e 1909.

A maior confusão do futebol brasileiro

Portuguesa de Desportos e Botafogo-RJ jogavam pelo Torneio Rio-São Paulo de 1954, no Pacaembu. Mas a partida acabou aos 31 minutos do segundo tempo, quando estava 3 x 1 par a Lusa. Tudo porque os 32 jogadores acabaram expulsos de campo. A confusão começou com o zagueiro Tomé, do Botafogo, que tentava cobrar um tiro de meta enquanto o atacante Ortega, da Lusa, catimbava, tentando ganhar tempo. Os dois discutiram, trocaram socos e pontapés e acabaram envolvendo os outros jogadores. O juiz da partida, Carlos de Oliveira Monteiro, ficou assistindo à briga, esperou a coisa acalmar e, no final da confusão, expulsou todo mundo: Lindolfo, Nena, Valter, Herminio, Clóvis, Ceci, Dido, Renato, Nelsinho, Edmur e Ortega, da Portuguesa; Pianowski, Tomé, Floriano, Ruarinho, Bob, Juvenal, Garrincha, Dino da Costa, Carlyle, Jaime e Vinícius, do Botafogo. Naquele dia, só escaparam Osvaldinho, da Lusa, e Arati, do Botafogo, que haviam sido substituídos por Nelsinho e Ruarinho.

Flamengo RJ:
Clube de maior torcida do Brasil; Sua torcida é considerada patrimônio Cultural da Cidade, homenagem concedida pelo Botafoguense Cezar Maia, prefeito do Rio de Janeiro.

Vingança:

Em 15/11/72, o Flamengo foi goleado pelo Botafogo por 6x0. Nove anos depois, no festejo de outro aniversário, o Mengão devolveu a humilhação: 6x0, com gols de Zico (2), Nunes, Lico, Adílio e Andrade. E a torcida rubro-negra cantou: "Botafogo, nós gostamos de vo-6".

O Flamengo nasceu do Fluminense

O futebol do Flamengo é dissidente do Fluminense. Em 1911, o tricolor estava às vésperas do título carioca, mas, atravessava grave crise interna. O capitão do time, Alberto Borgeth (o mesmo que remava pelo Flamengo), se desentendeu com os dirigentes e, depois de conquistado o campeonato, liderou um movimento de saída das Laranjeiras. Dez jogadores campeões deixaram o Fluminense: Othon de Figueiredo Baena, Píndaro de Carvalho Rodrigues, Emmanuel Augusto Nery, Ernesto Amarante, Armando de Almeida, Orlando Sampaio Matos, Gustavo Adolpho de Carvalho, Lawrence Andrews e Arnaldo Machado Guimarães.
Dia 8 de novembro, foi aprovado o ingresso dos novos sócios. Os remadores do Flamengo, porém, não eram favoráveis à dedicação oficial do clube rubro-negro ao futebol, caso que estava sendo analisado por uma comissão da qual o líder era justamente Alberto Borgerth.
Mas não teve jeito mesmo. Em assembléia realizada no dia 24 de dezembro de 1911, o Flamengo criou oficialmente o seu time de futebol, sob a responsabilidade do Departamento de Esportes Terrestres.
A equipe treinava na praia do Russel e conquistava maior simpatia ainda com o povo, que acompanhava de perto os atletas no dia-a-dia. No primeiro jogo oficial, realizado dia 3 de maio de 1912, no campo do América, na Campos Sales, uma goleada, a maior da história do clube. O Flamengo venceu o Mangueira por incríveis 15 a 2.
Como não possuía um campo próprio, o Flamengo mandava os seus jogos no Fluminense. Depois de um tempo, arrendou um espaço na rua Paissandu, de propriedade da família Guinle, e parou de considerar o estádio das Laranjeiras como a sua casa.

Fluminense RJ :
O clube mais velho do Brasil – O vovô do futebol brasileiro. O maior conquistador de títulos do futebol carioca ( 30 ) e também o maior detentor de recordes negativos: Foi rebaixado 03; em 1996, 1997 ( quando houve a famosa virada de mesa ) e em 1998. O seu estádio “As laranjeiras” foi a primeira sede da seleção brasileira para jogos da copa do mundo. Lá a seleção brasileira jogou pela primeira vez em 21 de julho de 1914.

São Paulo SP:
Clube mais bem sucedido do futebol brasileiro; conquistou 21 estaduais, 05 brasileiros, 03 libertadores e 03 mundiais, é o terceiro do Brasil em torcida, segundo o IBOPE.

Vasco RJ: Time que mais marcou gols em Brasileiros: Vasco (917)

O nome Gandula:

Gandula (Bernardo Gandulla) foi um jogador argentino que atuou no Vasco em 1939, na posição de meia-esquerda, fazendo ala com outro argentino, o ponta-esquerda Emeal. Era característica do Gandula ir buscar a bola que havia saído de campo e entregá-la ao jogador encarregado de repô-la em jogo - mesmo que este fosse do time adversário. Quando passaram a ser empregados garotos com a função de devolver as bolas para o campo durante as partidas, o público os apelidou com o nome do ex-craque vascaíno.

Fato Pitoresco:

Maldita Feijoada

Em uma partida entre Atlético e Campo Grande (RJ), em 1983, no mesmo estádio Joaquim Américo, o folclórico árbitro Dulcídio Vanderley Boschilla teve uma "atuação" inesquecível. Em plena tarde, apitava cheio de estilo, quando de repente pediu licença aos dois capitães e deu um pique até o vestiário. Voltou dois minutos depois, "aliviado", como explicou para os jogadores. O árbitro chegou até a ser aplaudido pela torcida na volta do banheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARACAJU (SE), A CIDADE DA QUALIDADE DE VIDA.
- Visite Também:

- Siga-me no Twitter/Facebook:
- twitter.com/ajuanselmo
- https://www.facebook.com/ajuanselmo

Related Posts with Thumbnails